quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Enquanto os lobos andam à solta...

Imagine-se aqui em Fevereiro, no cantinho da lareira a deliciar-se com uma costeleta grelhada grandinha e soculenta da mais tenra e saborosa carne barrosã como não se lembra de ter provado. Sim, porque o Fernando tem o seu fornecedor local muito bem guardado...acompanhada por umas batatas fritas às rodelas que são fritas com um pouco de cebola e lhe dão um toque especial. E os grelos são de chorar por mais! Salteados com alho e um bocadinho, só bocadinhos de bacon verdadeiro dos porcos que são criados no lavrador que dão apenas um toque subtil.

O cabrito que o Fernando prepara, e de cada vez que o faz apura o engenho à procura da perfeição, é no minimo divinal! Tenro, desfaz-se na boca impregnado de um sabor genuino como só as nossas tias de antigamente sabiam fazer porque não é seco.
Há "guerras" entre Monção e Melgaço apontando a quem se deve a receita original. Se à moda de Monção se à de Melgaço. O Fernando inclina-se para a de Monção. Porque não vem tirar as teimas e prová-lo?

É a volta da mesa e de uma boa lareira que nós passamos os mais divertidos momentos do Inverno. Proporciona-se naturalmente. depois de um bom almoço ou jantar, com um bom vinho a acompanhar, sai daqui retemperado.

Boa conversa há sempre, não se esqueça que os lobos andaram por cá e deixaram histórias de arrepiar...

Sem comentários:

Enviar um comentário