quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aqui na Serra

As Cardenhas - construções muito antigas 



Quando olhamos para estas construções,  imaginamos logo como sería esta zona quando a agricultura era o meio de subsistência principal. O chiar dos carros de bois, (as carretas), o reboliço à volta dos trabalhos do campo, cozer o pão e todo aquele gado para cuidar.

Segundo Valdemiro Domingues as  cardenhas são   "construções que ainda lembram os antigos castros,distribuidas em pequenos grupos ou isoladas podem ser vistas pelas brandas de Stº António de Val de Poldros e por isso pela Aveleira, Furado de Real, Senhora da Guia, Chão do Rego, Moura e em tantos outros locais.
Rudes construções feitas à base de pedra xistosa da região, práctico de manusear, resistente aos ventos e às neves." in "Memorias e Fronteira"; Domingues, Valdemiro B.,(pag. 2)

Segundo o mesmo autor a toponimia Val de Poldros deve-se ao facto do rei D.Dinis no ano de 1320, ter doado as terras ao capitão da sua guarda, Paio Rodrigues de Araújo, para a criação de gado cavalar. Ainda hoje são chamados de podros ou poldras (e não potros).

De facto quando chegamos aqui ao alto da serra é quase impossivel não ver manadas de poldros e  vacas que pastam em completa liberdade. A sensação de espaço e  bons ares, com imensos trilhos para os amantes de caminhadas, é uma óptima desculpa para dar um salto para estas "brandas"...e agora no Inverno tem outro encanto, se estiver sol é porque está muito frio, venha agasalhado e com boas botas, caminhar e descobrir a serra e os seus encantos. A seguir, venha-nos visitar, comer uma sopinha de feijão, provar os nossos enchidos artesanais e aquecer-se na nossa lareira...

Sem comentários:

Enviar um comentário