domingo, 19 de dezembro de 2010

Venha viajar pelo passado

Depois da neve passar ficou tudo como dantes, o verde dos campos e os tons destas pedras que se espalham até as  perdermos de vista.

Tivemos algumas visitas muito simpáticas vindas do sul. A tranquilidade, o espaço, e o tempo que aqui parou, fazem-nos vontade de aqui voltar um dia, outra vez.

Não se importem se o caminho para cá chegar é longo e não foi feito com o último grito do bom asfalto, ainda bem que assim não é. Além de nos recordar as estradinhas antigas, sinuosas, às vezes um pouco estreitas  a paisagem continua quase, quase intacta lembrando-nos o tempo em que só o médico cá vinha acima uma vez por mês.

Está nos nossos planos, começar aqui em Val de Poldros, no nosso restaurante, uma pequena biblioteca com livros e fotografias das memórias destas "brandas". Memórias das pessoas e do lugar. Registos fotográficos, recortes de noticias, livros.

Numa alusão a esta ideia, tivemos quase instantâneamente o envio de informação interessantissima de um amante incondicional do Minho que teve a enorme amabilidade de a partilhar. OBRIGADA!



















Um livro também editado este ano com o testemunho do Sr Engº António Salcedo intitulado "Percursos de Vida"
 http://percursosdevida.wordpress.com/

A divulgação/compra deste tipo de  iniciativas, publicações por conta e risco do autor, são de louvar e nós aqui em Val de Poldros iremos encomendar e recomendar. Testemunhos vivos importantissimos para que o passado não caia no esquecimento e assim  não se perca a nossa identidade.

Outra referência muito interessante é a existência de uma raça  pouco falada e única, a  do Cão de Gado. Uma obra já editada   http://www.editorial-bizancio.pt/coleccoes.php?col=18&id=468 e um site específico sobre esta raça  www.caodegadotransmontano.org.pt/.

Pois é, em breve, muito em breve iremos ter nas nossas, ainda timidas prateleiras do nosso restaurante, as primeiras obras de muitas e muitas que irão vir.

É importante ter as pessoas, a folheá-las e interessarem-se para que não morra o espirito da serra e tantos séculos de trabalho das gentes daqui. Deveremos estar atentos também, e evitar que essas memórias caiam nas mãos erradas do folclore turistico e se recorde o passado em cima de um palco.

Aqui ainda vivem e mexem muitas práticas do passado. Acreditamos também que um dia no futuro elas serão  valorizadas e respeitadas como já o foram e  gerações mais jovens e informadas farão parte delas, para isso não poderemos deixar cair no esquecimento os testemunhos que ainda restam.

Venha vê-las, tocar nelas, saborea-las connosco. Meta-se ao caminho e viaje pelo passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário